Armação de Búzios

Breve História:

Búzios foi fundada em 1728 por João de Almeida. Era uma aldeia de pescadores, conhecida até então de Armação de Baleias dos Búzios, devido a pesca exploratória das baleias, atividade comum na região no séc.XVIII, e á existência dos búzios, conchas muito comuns nas praias locais.

Os primeiros habitantes de Búzios foram os índios tamoios e goitacazes, que viveram na região pelo menos mil anos antes dos portugueses chegarem em 1511. As primeiras e principais atividades econômicas foram o comércio de pau-brasil e o tráfico de negros feito pelos estrangeiros.

No século XVIII a exploração de pesca as baleias movimentava a economia. Era de alto interesse financeiro, pois da gordura das baleias extraía-se óleo, destinados à iluminação, lubrificação e fabricação de argamassa utilizada na construção civil.

No início do século XX Búzios vivia praticamente da exportação de bananas para a Europa feita pelo alemão Eugenne Honold proprietário da Fazenda Campos Novos.Com a temporada da atriz francesa Brigite Bardot na década de 60 surgiu interesse no balneário.Em 1997, Búzios ganha sua emancipação política e elege seu primeiro prefeito, Delmires de Oliveira Braga, o Mirinho Braga.

Atualmente Búzios vive da pesca e principalmente do turismo. Há grande fluxo de turistas nacionais e internacionais o ano todo. A península de 85 km2 possui cerca de 25 praias de beleza exuberante e aproximadamente 18.000 habitantes.

Casa do Sino

Hoje patrimônio cultural buziano, era morada dos senhores de engenho. Nela havia uma senzala onde era feito a triagem de escravos. Localiza-se na Praia da Armação.

Os Negros

Com a campanha abolicionista no Brasil no final do século XV, os escravos eram desembarcados clandestinamente em ancoradouros da aldeia. Nesta época inicia-se o processo de formação da comunidade negra da Rasa.

Clima:

Armação de Búzios conta com dias quentes atenuados pelos ventos constantes procedentes do Oceano Atlântico, mas sua temperatura no verão raramente passa dos 33ºC. As noites são amenas e não abafadas como na capital do estado, pois são atenuadas pelos intensos e duradouros ventos da chamada “Região Dispersora de Ventos”, local este onde jaz toda a Região dos Lagos Fluminense. O mês mais quente é o mês de fevereiro com média de 25ºC e o mês mais frio é o mês de setembro com média de 19,5ºC. O mês mais seco é o mês de agosto com apenas 37 mm de precipitação e o mais chuvoso é dezembro com aproximadamente 130 mm de chuva.

Mansão da Azeda

Casarão Colonial, também patrimônio cultural da cidade, construído por Eugenne Harnold no início do século XX. Complementa a linda paisagem da praia da Azeda.

Capela de Sant’Anna

Por ter conseguido salvar um carregamento de escravos o comendador português Visconde Brás de Pina mandou construir em 1740 a Capela de Sant’Anna. A Santa é a padroeira de Búzios. Está localizada entre a Praia dos Ossos e a Praia da Armação. É um dos patrimônios culturais de Búzios.

 Armação de Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual se tornou autônomo em 1995. Localiza-se a cerca de 173 quilômetros do centro da capital do estado.

É uma península com oito quilômetros de extensão e 23 praias, recebendo de um lado correntes marítimas do Equador e do outro correntes marítimas do polo sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, Tucuns, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do naturismo.

 
Gastronomia:

A cidade de Armação de Búzios tem mais de 280 estabelecimentos gastronômicos, incluindo restaurantes e bares. Obviamente, por ser uma cidade com litorânea, os frutos do mar são destaque, mas devido ao clima cosmopolita da cidade aliado ao alto fluxo de turistas hoje a cidade possui restaurantes italianos, franceses, orientais, além de outras nacionalidades.

No mês de Julho, é realizado o Festival Gastronômico de Búzios, onde muitos restaurantes oferecem seus pratos clássicos (ou alguns criados especialmente para o festival) com preços mais em conta e porções menores, permitindo que o público conhecer várias opções locais.

Conheça o Menu do Restaurante Da Vinci, saiba mais…