Praias de Búzios

Búzios possui lindíssimas praias, cada uma com sua particularidade. Vale a pena fazer um passeio pelas praias buzianas!

Azeda

É uma das mais belas praias do Brasil. Possui esse nome devido a cor de suas cristalinas águas, que se assemelham com a do limão. Boa opção para a prática de mergulho e pescaria. Chega-se a ela partindo da  praia dos Ossos à pé ou de escuna. Sua cópia menor é a praia da Azedinha.

   
 
 

Armação

Fazem parte de seu belíssimo cenário muitos barcos, principalmente de pesca.  São muitas as alternativas de lazer: pesca, wind surf, passeios de escuna, táxi aquático. Desta praia que partem as escunas e os aquatáxis. Vizinha da Praia dos Ossos é contornada pela Orla Brigitte Bardot. O nome está relacionado a “armações” de baleias feitas no passado. Localizada entre as praias do Canto e Ossos, começa no pier da Rua das Pedras e termina na Igreja de Sant´Anna.

 

Amores

É uma praia isolada com paisagem selvagem muito frequentada por casais, daí a origem do nome. Mergulhando nessa praia pode-se observar lindos corais. Chega-se a ela pela encosta da praia do Canto o de aquatáxi.

 

 

Baía Formosa

A bela Praia Baía Formosa, prolongamento da Praia Rasa, está localizada na entrada da cidade, a 6 km do centro. É uma praia calma, a despeito dos ventos forte que sopram do litoral e que a tornam propícia à prática de esportes náuticos tais como windsurf e vela. Quanto à praia propriamente dita, é muito tranquila e proporciona uma admirável paisagem para a contemplação do mar, incluindo as belezas das Ilhas Rasa e Feia.

  
 

Brava

De águas azuis e agitadas é ideal para quem gosta de surfar. Há poucas construções ao seu redor. Fica entre as praias Olho do Boi e João Fernandes.

 

 

 

Canto

Tem fácil acesso e suas águas são calmas e transparentes. Praia pra quem busca tranquilidade. Pode-se pescar e praticar esportes náuticos. Situa-se no centro de cidade.

 

 

 

Caravelas

Enseada de mar aberto localizada depois de José Gonçalves na estrada Búzios – Cabo Frio. Possui ondas o que permite a prática do surf. Se trata de uma área de preservação ambiental, onde foi fundado o  Instituto Mata Atlântica. Foi ponto de partida de expedições marítimas, sede de desembarque de tropas, dona de um fantástico passado  histórico.

 
 

Ferradura

A origem de seu nome está relacionada  ao seu formato que se assemelha ao de uma ferradura. Suas águas são clamas e azuis. São muitas as casas de luxo presentes nesta praia. Há muitos meios de se divertir:  jet-ski, banana boat,  windsurf, mergulho, caiaque.

 

 

Ferradurinha

Praia de águas calmas e transparentes, areia branca e fina é cercada por paredões rochosos. Tem o mesmo formato da Praia da Ferradura porém sua extensão é menor. Seu acesso é feito a pé por uma trilha a partir da praia do Geribá. Ótima para mergulhar, nadar.

    
 

Foca

É cercada por rochedos formando verdadeiras piscinas naturais. Para o lazer temos a pescaria e o mergulho. Seu acesso é difícil o que proporciona ao frequentadores mais privacidade. Fica entre a praias do Forno e da Ferradura. Tem esse nome desde que por ali apareceram focas.

    
 

Forno

Sua denominação está relacionada a tonalidade de suas areias que é vermelha e a alta temperatura fora d’água.  Boa para a pesca e mergulho profissional. Para chegar a ela basta dobrar a direita depois do Posto de gasolina Ale (Centro) e seguir por 4 quadras.

 

 

Geribá

É uma das praias mais bonitas e visitadas da cidade. É frequentada por muitos jovens, artistas, fãs do surf e de esportes radicais . Leva o nome de uma palmeira muito comum em seu litoral. Uma característica marcante é a sua grande extensão, o que permite praticar diversas atividades esportivas na areia. Para chegar basta seguir rumo à Igreja de Santa Rita em Manguinhos.

  

Gorda

É um dos 2 manguezais existente no litoral brasileiro. Nesse local há uma parte mangue e outra praia. O cenário é único assim como a fauna e a flora. Fica próxima à praia da Rasa.

 

 

João Fernandes

Possui bons restaurantes que permitem a apreciação dos mais diferentes pratos típicos. É em maioria visitada por turistas estrangeiros. Há muito meios de se divertir:  mergulhos prático com máscara (aluguel de equipamentos), banana boat, caiaques, passeios de escuna, pedalinhos e pesca submarina.

   
 

João Fernandinho

Pequena e de  águas transparentes é própria para banhos, mergulhos e pescas. Localiza-se entre as praias de João Fernandes e Brava.

 

 

 

José Gonçalves

Praia rodeada por montanhas e muito verde. A origem do nome vem de um traficante de escravos chamado José Gonçalves que desembarcava clandestinamente negros na praia . Para o lazer pode-se surfar e fazer caminhadas em trilhas. O acesso é feito seguindo caminho em direção à Cabo Frio.

   
 

Manguinhos

Praia de águas calma, ventos constantes e larga faixa de areia ótima para caminhadas. Ideal para para os esportes à vela. O nome está relacionado à uma vegetação (mangue) existente. A Praia tem vários acessos um deles é pelo centro de Manguinhos.

   
 

Olho de Boi

Pequena praia de nudismo de único acesso, que é por uma trilha partindo da praia da Brava. O nome provém de uma semente vermelha chamada olho de boi muito encontrada nessa praia.

 
 
 

 

Ossos

É uma pequena enseada de águas tranquilas e transparentes. O local é belo, calmo e bem arborizado. A prática de esportes náuticos e a pesca são boas opções de lazer. Possui esse nome devido aos ossos de baleias que alí eram lançados. Na praia dos Ossos se formou a primeira aldeia de pescadores. Seu´principal acesso é pela Praça dos Ossos, de ponto de referência a Igreja de Sant’Anna.

 

 Ponta da Lagoinha

Lagoa de águas agitadas rodeada por rochas e que segundo os nativos é fonte de energia mística. Não é apropriada para o banho devido ao mar ser bravo. Um de seus acessos principais é desde o trevo da ferradura, em frente ao Posto Esso.

 
 
 

Rasa

Devido a constância de seu vento leste a praia é ideal pra esportes à vela.Tem esse nome por sua pouca profundidade. Outras alternativas de lazer são as caminhadas, cavalgadas sendo possível observar sua vasta beleza natural. É a primeira praia a ser vista quando se entra no município.

 
 
 

Tartaruga

Devido a constância de seu vento leste a praia é ideal pra esportes à vela.Tem esse nome por sua pouca profundidade. Outras alternativas de lazer são as caminhadas, cavalgadas sendo possível observar sua vasta beleza natural. É a primeira praia a ser vista quando se entra no município.

  
 
 
 

Tucuns

Praia de mar aberto, águas agitadas, areia fina de paisagem selvagem e bela. Leva o nome de uma palmeira (Tucum) muito comum em sua área litorânea. Pra quem surfa essa praia é uma boa. Saindo de Búzios e indo em direção à Cabo Frio pode-se acessar essa praia.

 

Virgens

Praia de mar aberto, águas agitadas, areia fina de paisagem selvagem e bela. Leva o nome de uma palmeira (Tucum) muito comum em sua área litorânea. Pra quem surfa essa praia é uma boa. Saindo de Búzios e indo em direção à Cabo Frio pode-se acessar essa praia.